sexta-feira, 3 de julho de 2015

PÃO DE FORMA SEM GLÚTEN






Esse pão é incrível !!! Vale a pena conferir, veja:


Ingredientes:

(esponja):

  • 1 colher (sopa) rasa de fermento biológico seco
  • 1 colher (sopa) açúcar
  • 1/2 xícara (chá) água

(outros ingredientes):

  • 1 xícara (chá) farinha de arroz
  • 1/2 xícara (chá) fécula de batata
  • 1/2 xícara (chá) polvilho doce
  • 1/2 xícara (chá) amido de milho
  • 1 xícara (chá) leite em pó
  • 3 colheres (chá) Goma Xantana
  • 1 colher (chá) sal
  • 2 colheres (sopa) óleo
  • 1 ovo (pqn)
  • 1/2 xícara (chá) água



Modo de Fazer: Veja o vídeo abaixo









39 comentários:

  1. posso substituir ou retirar o leite em po?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula, não testei sem o leite em pó. Talvez possa substituir por leite em pó sem lactose. Se testar depois nos conte o resultado ;)

      Excluir
  2. posso substituir ou retirar o leite em po?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para fazer um pão salgado, posso substituir a quantidade de açúcar pelo sal?

      Excluir
    2. Olá Anônimo, não testei então não sei te dizer qual o resultado. Se testar volte p/ nos contar o resultado. Abraços ;)

      Excluir
  3. olá boa noite , tudo bem !!! assim que conheci essa receita, corri a fazer.... a massa ficou bem mais dura que a que vc mostra, mei tudo certinho , sou acostumada com cozinha e medidas, bom fiz o pão ...ficou textura muito boa , macio , porem diferente do que vc mostra em video ..... de qq forma adoraram comemos tudo, hoje fui novamente fazer , fiquei atenta a textura da massa e novamente a massa foi ficante mais sequinha , fiz o seguinte acrescentei mais agua ate a massa ficar mais molenguinha como a sua , agora coloquei para crescer depois conto como ficou a duvida é porque a minha massa ta ficando mais seca ??? sera a qualidade das farinha ??? será o polvilho ???? o polvilho azedo ou doce tem diferença ??? qdo puder me responder e ajudar te agradeço, de qq forma mesmo nao ficando lindo como seu , ja estamos
    o gostando muito por aqui

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima, sim existe diferença nas farinhas de uma marca para outra. Quanto aos polvilhos, também tem diferenças entre o polvilho doce e o azedo, aqui mesmo no blog tem as explicações.Esse pão já foi feito muitas vezes e o resultado é sempre esse do vídeo. Tente mudar as marcas dos produtos, para ver se sente a diferença. Agradeço a sua visita, e se precisar de mais alguma informação é só chamar, abraços!
      Aqui o link dos polvilhos: http://receitinhassemgluten.blogspot.com.br/2014/04/polvilho-doce-e-polvilho-azedo.html

      Excluir
  4. oi Christina obrigado , vou refazer com outras marcas de farinha e me certificar do polvilho doce , quanto ao fermento ia tentar com o fresco ..mas nao vou arriscar acho que terá de ser o seco mesmo ... vou refazer com outras marcas e depois venho aqui falar obrigado de verdade pela atenção bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar daqui torcendo para você obter um melhor resultado. Bjks Fatima :*

      Excluir
  5. oi cris recentemente vi uma postagem de vocês, onde esse mesmo pãp vcs trocaram a goma xantana por liga neutra é na mesma proporção ?? não achei mais seu comentário ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima, sim é a mesma proporção. Obrigada pela visita e abraços ;)

      Excluir
  6. obrigada cris , fiz hoje e ficou maravilhoso ..... fiz ele mais para o salgado ....mas a quantidade de agua se não colocar 1 xic a mssa não fica molinha como a sua ..então to colocando 1 xic na batedeira e ficou ótimo bjs e obrigado pela receita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz em saber que aprovou Fatima! Obrigada pelo retorno e bjks :*

      Excluir
  7. Olá.
    Qual a validade desse pão fora da geladeira?
    Ou ele tem que ficar sempre dentro da geladeira?
    Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rommy, como diz no vídeo esse pão deve ser fatiado e congelado assim que esfriar. Todo pão Sem Glúten, tem a tendência de endurecer rapidamente. Agradeço a visita e abraços ;)

      Excluir
  8. Olá!! Posso substituir a goma xantana pelo CMC e qual a quantidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Graziele Almeida, pode substituir sim a quantidade de C.M.C. é a mesma da Goma Xantana. Obrigada pela visita e abraços ;)

      Excluir
  9. Olá!! Posso substituir a goma xantana pelo CMC e qual a quantidade?

    ResponderExcluir
  10. Olá! Fiz o pão,ficou uma delícia,mas ele murchou...ele não manteve o formato.o que será que fiz de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, pode ter sido vários fatores: a validade do fermento, a temperatura do forno, se retirou do forno assim que assou... Fico feliz em saber que gostou, tente novamente e fique atento(a) as observações. Obrigada pela visita e abraços ;)

      Excluir
  11. Faço um pão sem glúten e sem lactose muito parecido com o seu inclusive a textura da massa e os ingredientes apenas acrescento mais farinha de arroz e fica uma beleza e não coloco leite apenas água morna. Foi dificil acertar então fui tentando e criei minha própria farinha mix e faço tbm pão de milho sem glúten e sem lactose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tcbalby, bacana as suas dicas. Obrigada pela visita e abraços ;)

      Excluir
    2. Manda essa receita pra mim por favor!

      Excluir
    3. Bom dia. Que bom que já acertou, pode compartilhar a sua receita? Ainda não acertei... Obrigada Claudia

      Excluir
  12. Olá usei todas as medidas certinhas e ele não inchou na hora que coloquei pra descansar e a massa ficou muito seca quando bati na batedeira. Quando terminou de assar ficou borracha 😫😫😫😫 não sei aonde errei ... Me explica porfavor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marilia, tenho observado diferenças de uma marca para outra das farinhas utilizadas, também vc deve estar atenta a validade dos ingredientes em especial o fermento. Quando deixar o tempo de espera para o crescimento, coloque em lugar fechado e sem ventilação, tipo: microondas ou forno (desligado). Dê uma espiadinha nos comentários acima, te ajudará a tirar dúvidas. Pães Sem Glúten não são simples de fazer como os convencionais, procure seguir o passo a passo e não desista. Boa sorte ;)

      Excluir
  13. QUal a quantidade da agua para preparar o fermento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anonimo, como diz na descrição dos ingredientes, a quantidade é de 1/2 xícara (chá) água para fazer a esponja. Obrigada pela visita e abraços ;)

      Excluir
  14. Olá... vou tentar fazer o pão, mas tenho uma dúvida, preciso congelar? Não posso usá-lo sem fatiar e ir comendo sem congelar? Tem algum segredo em congelar? Descobri a pouco que sou intolerante ao glúten e estou buscando viver normalmente, pois tudo é tão caro. Aguardo suas respostas. Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jamile. Os pães "Sem Glúten" ficam duros rapidamente por exatamente não conter o glúten. Se você deixar o pão aberto até o dia seguinte, poderá notar que estará com consistência mais rígida. Isso só aprendemos com o tempo, depois de muitas experiências. Espero que tenha sucesso com a receita. Obrigada pela visita e abraços ;)

      Excluir
  15. Vou fazer o pão espero que fique bom. Já fiz um com receita de vocês amei

    ResponderExcluir
  16. Este pão é simplesmente maravilhoso. Tive que dobrar a quantidade de água para ficar bom , e é o pão sem glúten mais macio que já comi.

    ResponderExcluir
  17. Oi Chris!

    Será q posso subst a farinha de arroz pela de linhaça?
    Gostaria de fazer um pao sem gluten, porem mais nutritivo, entende?
    Obrigada e parabens pelas receitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JC, feliz em ter você por aqui! Não fiz esta substituição, mas se você tentar, substitua apenas pela metade da farinha de arroz. A linhaça tem um sabor forte e acentuado. Abraços

      Excluir